terça-feira, 12 de junho de 2012

Histórico do GRUPHESP


·            O GRUPHESP - cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2002 associa pesquisas que articulam dois grandes campos do saber – a História e a Educação.



·            Seu principal objeto é o processo histórico de escolarização, seus agentes e práticas, na perspectiva de uma história cultural e social da educação.



 

LINHA MATRIZ PESQUISA:



História Social e Cultural da educação



Historicidade dos processos educativos. Forma escolar moderna. Memória intelectual e historiografia da educação brasileira.



PROFESSORES E LINHAS DE PESQUISA



História do Negro na Educação Brasileira



O negro como sujeito de processos educativos na constituição da sociedade brasileira. Intelectuais negros no campo da educação. Famílias de professores negros e redes de sociabilidades. A atuação de negros e brancos em projetos educativos na abolição e pós-abolição.

Professora: Heloisa de Oliveira Santos Villela





História da Formação e da Profissão docente



Professores: Heloisa de Oliveira Santos Villela e Alessandra Frota Martinez de Schueler

História da institucionalização da formação de professores. Métodos e materiais pedagógicos



na escola brasileira. Trajetórias de vida, formação e memórias de professores. Questões de gênero, etnia e classe social na profissão docente. Associativismo, grupos de sociabilidade e movimentos mutuais/sindicais docentes.



Livro didático, disciplinas escolares e ensino de história




Professores: Arlette Medeiros Gasparello



Inter-relações das dimensões políticas, pedagógicas, culturais e intelectuais na história do livro didático e das disciplinas escolares da escola secundária brasileira desde o século XIX.  



Intelectuais, Educação e redes de sociabilidades.



Professores: Alessandra Frota Martinez de Schueler e Arlette Medeiros Gasparello

Produção escrita de professores e intelectuais brasileiros no contexto educacional. Redes de sociabilidade e projetos de construção da nação pela educação. Representações culturais sobre a escola e a escolarização; a formação de intelectuais no campo educacional. Os professores/autores como agentes instituintes de práticas e saberes na educação.





História Social da Educação e Processos de Escolarização Primária no Estado do Rio de Janeiro



Professora: Alessandra Frota Martinez de Schueler

História social da educação: sujeitos da ação educativa, experiências e práticas socioculturais



de educação formal e informal. Processos de escolarização e cultura escolar no Estado do Rio de Janeiro: difusão e expansão da escola primária. Direitos, demandas e desigualdades sociais de acesso à escola