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O
GRUPHESP - cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2002
associa pesquisas que articulam dois grandes campos do saber – a História e a
Educação.
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Seu
principal objeto é o processo histórico de escolarização, seus agentes e
práticas, na perspectiva de uma história cultural e social da educação.
LINHA
MATRIZ PESQUISA:
História
Social e Cultural da educação
Historicidade dos processos educativos. Forma
escolar moderna. Memória intelectual e historiografia da educação brasileira.
PROFESSORES
E LINHAS DE PESQUISA
História
do Negro na Educação Brasileira
O negro como sujeito de processos educativos
na constituição da sociedade brasileira. Intelectuais negros no campo da
educação. Famílias de professores negros e redes de sociabilidades. A atuação
de negros e brancos em projetos educativos na abolição e pós-abolição.
Professora:
Heloisa de Oliveira Santos Villela
História
da Formação e da Profissão docente
Professores:
Heloisa de Oliveira Santos Villela e Alessandra Frota Martinez de Schueler
História da institucionalização da formação
de professores. Métodos e materiais pedagógicos
na escola brasileira. Trajetórias de vida, formação
e memórias de professores. Questões de gênero, etnia e classe social na
profissão docente. Associativismo, grupos de sociabilidade e movimentos
mutuais/sindicais docentes.
Livro didático, disciplinas escolares e ensino de história
Professores:
Arlette Medeiros Gasparello
Inter-relações das dimensões políticas,
pedagógicas, culturais e intelectuais na história do livro didático e das disciplinas
escolares da escola secundária brasileira desde o século XIX.
Intelectuais,
Educação e redes de sociabilidades.
Professores: Alessandra Frota Martinez
de Schueler e Arlette Medeiros Gasparello
Produção
escrita de professores e intelectuais brasileiros no contexto educacional.
Redes de sociabilidade e projetos de construção da nação pela educação.
Representações culturais sobre a escola e a escolarização; a formação de
intelectuais no campo educacional. Os
professores/autores como agentes instituintes de práticas e saberes na
educação.
História
Social da Educação e Processos de Escolarização Primária no Estado do Rio de
Janeiro
Professora:
Alessandra Frota Martinez de Schueler
História social da educação: sujeitos da ação
educativa, experiências e práticas socioculturais
de educação formal e informal. Processos de
escolarização e cultura escolar no Estado do Rio de Janeiro: difusão e expansão
da escola primária. Direitos, demandas e desigualdades sociais de acesso à
escola